Na Outra Margem 6 e 8/3

Um programa de contrastes: de um lado, polifonias religiosas dos séculos XVI e XVII, em dois novos CDs do Coro Gulbenkian (ed. Portugaler), ambos primeiras gravações mundiais, um com motetos de Pero de Gamboa e a Missa de defuntos de Lourenço Ribeiro, o outro com vilancicos negros. Os musicólogos João Pedro de Alvarenga e Jorge Matta, director artístico do coro, falam sobre estas obras, os compositores e a sua importância no contexto da polifonia portuguesa.
Do outro lado, visita-se a 4ª edição dos Dias de Música Electroacústica, que se realiza no Conservatório de Música de Seia entre 17 e 29 deste mês. Jaime Reis, compositor e director deste festival, apresenta a programação, enquanto Eduardo Patriarca, um dos compositores que vão realizar workshops, fala sobre a sua obra "Lux in Tenebrae (The Mercy Seat)", que vai ser tocada no evento em estreia mundial pelo percussionista Nuno Aroso.
Na ordem do dia continua também o ensino artístico especializado: sobre a mesa, o depoimento de Rui Paiva, organista, director da Academia de Música de Santa Cecília, professor na Escola de Música do Conservatório Nacional e um dos participantes numa mesa redonda sobre a reforma do ensino especializado da música que se realiza naquela instituição na próxima 2ª feira, 10. No cimo do bolo, um passatempo com oferta de bilhetes para a ópera "Orfeo ed Euridice", no Teatro da Trindade.
Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 6/3, às 19h05, e sábado, 8/3, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Sem comentários: