Na Outra Margem 30/03/11

Foto: Alfredo Rocha
Começa este sábado a 7ª edição do Terras sem Sombra, a primeira após o fim da parceria entre o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e a Arte das Musas, a entidade que delineou o certame. Agora sob a direcção artística de Paolo Pinamonti, de regresso a Portugal após o período à frente do São Carlos, o festival de música sacra do Baixo Alentejo propõe uma relação entre a criação contemporânea e a do passado, oferecendo obras em estreia, como a encomenda a Alexandre Delgado, Peregrinação Interior - Cinco Sonetos Quinhentistas, que vai ser ouvida no concerto inaugural, este sábado, às 21h30, na Igreja Matriz de Santiago Maior, em Santiago do Cacém, pela soprano Maria Bayo e a orquestra barroca Divino Sospiro, dirigida por Massimo Mazzeo. Pinamonti está esta semana Na Outra Margem para falar sobre os seus projectos para o Terras sem Sombra.
Um segundo trajecto leva-nos ao encontro do violinista Carlos Damas, que tem pontuado a sua carreira por uma constante atenção à música portuguesa - como a gravação para a Naxos, disponível em lojas virtuais, de obras de Luís de Freitas Branco para violino e piano (com a pianista Anna Tomasik), o registo que se segue, a ser efectuado em Abril, com a pianista Jill Lawson, da obra de António Fragoso para a mesma geometria, e as estreias que tem efectuado de obras de Sérgio Azevedo, de quem vai apresentar um concerto monográfico em Maio, nos Estados Unidos.
Para ouvir esta 4ª feira, 30/03, às 18h05, em 90.4 fm ou em http://www.radioeuropa.fm/, e a partir de 5ª feira em podcast.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa, que dá continuidade, com projecção agora internacional, a um festival de referência. Parabéns à equipa organizadora: Departamento do Património da Diocese de Beja, José António Falcão, Paolo Pinamonti, Paula Vilafanha e Sara Fonseca. Parabéns. Rute Ribeiro.