Na Outra Margem 07/10/09


O Fórum Musicológico "O Património Musical em Portugal - Inventariação, Projectos, Urgências", que decorre esta sexta e sábado no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, inserido na programação da 2ª Temporada de Música Antiga Conde de Oeiras, promete ser um espaço de confluência onde se vai conhecer muitos trabalhos em curso nesta área - e serve de ponto de partida para uma conversa com dois dos musicólogos envolvidos no evento, os também organistas João Paulo Janeiro e David Cranmer, sobre o estado actual das coisas nesta matéria, tão sensível e desprezada, que é o nosso património musical. Se nas últimas décadas muito tem sido feito, o que está ainda por encontrar, inventariar e tratar é imenso - e pelo meio surge a referência a episódios rocambolescos, como as partituras de Frei Manuel Cardoso que foram encontradas a servir de resguardo a condutas de vento de um órgão, um órgão histórico usado como louceiro e as célebres Cantigas de Dom Dinis que só sobreviveram porque o seu pergaminho estava a servir de capa a um livro, numa biblioteca.

Para ouvir Na Outra Margem esta 4ª feira, 07/10, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

1 comentário:

Luís Henriques disse...

Destes episódios "recambolescos" conhecem-se por vezes mais que os "não-recambolescos", pela sua frequência e quantidade, infelizmente. Esta atitude está, a meu ver, a mudar, lentamente, mas está a mudar para melhor. Contudo, não é demais alertar para a preservação de todo um espólio musical (e não-musical) riquíssimo e em vias de se perder, caso nada seja feito ao contrário.

Cumprimentos,
Luís Henriques