Na Outra Margem 24/9

"Música para Poesia Portuguesa" é o novo CD monográfico de Clotilde Rosa, resultante do Prémio Sociedade Portuguesa de Autores/Antena 2. A poucos dias do seu lançamento oficial, a compositora está de novo Na Outra Margem, com os seus filhos José Machado e Jorge Sá Machado, elementos do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, que participou nas gravações deste disco. Uma conversa em que se vai falar sobre o trabalho da compositora mas também sobre a actual actividade do decano ensemble.
Para ouvir Na Outra margem, 4ª feira, 24/9, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm.

4 comentários:

António Viriato disse...

Fico confuso quanto à programação : é na 4ª e repete-se na 5ª e no sábado ou é só na 4ª ?

Um ouvinte interessado, apesar de não ter ainda sintonizado o Programa. Por falta de oportunidade, apenas.

Bom trabalho e bom início de semana.

Manuela Paraíso disse...

Com o início da nova grelha de programação da Rádio Europa, "Na Outra Margem" é agora transmitido somente à 4ª feira, às 18h05. Espero que consiga ouvi-lo... Obrigada pelo interesse.

António Viriato disse...

Ouvi cerca de 20 a 25 minutos do Programa. Devo dizer que com alguma decepção, porque apenas conversaram e não passaram música nenhuma, confirmando uma impressão que já retirara da Antena 2, que de há uns anos para cá começou a abusar dos espaços de conversa, esquecendo-se da sua principal missão que é divulgar a música dita clássica ou erudita, suscitando entre o grande público um gosto e um interesse menos comuns.

Se formos introduzindo espaços demasiado alongados de conversação, ainda que sobre temas relacionados com aquela música, traímos a razão de ser deste tipo de Programas.

Neste sentido, julgo poder falar-se de uma certa deturpação ou perversão da vocação inicial, natural da Antena 2, em particular.

Por analogia, temo que aconteça o mesmo com o Programa «Na Outra Margem», mas não gostaria de fazer nenhum juízo definitivo baseado, afinal, na audição de uma única sessão do Programa, nem sequer completa.

Acresce que o facto de terem falado sobretudo da música contemporânea pode ter contribuído para a impressão colhida, já que, salvo raríssimas excepções, não tenho encontrado na música contemporânea, de Stockhausen para cá, por exemplo, motivos de agrado ou de interesse maior, admitindo que possa estar a ser injusto nesta apreciação.

Ressalvo aqui alguns nomes de compositores contemporâneos portugueses que conheço melhor e que aprecio bastante, como Viana da Mota, Luís de Freitas Branco, Frederico de Freitas, António Victorino de Almeida, entre outros.

Já a música mais vanguardista, de Jorge Peixinho, p.ex., não me desperta interesse, mas não faço juízos valorativos absolutos, apenas falo daquilo que gosto, do que me desagrada ou me deixa indiferente.

Espero não ter magoado ninguém com este depoimento, em especial a autora do Programa, cujo trabalho de divulgação cultural muito relevo e aprecio.

Peço desculpa se me alonguei um tanto na manifestação de gostos pessoais, porventura distantes dos dos meus eventuais interlocutores.

Boa noite e votos de felicidades no seu trabalho, na rádio e aqui também, certamente para benefício de todos nós, seus agradecidos ouvintes e leitores.

Manuela Paraíso disse...

Obrigada pelo seu comentário e pela atenção.
Espero que essa primeira impressão desfavorável não o impeça de voltar a ouvir o programa, se possível na íntegra, porque só excepcionalmente não é incluída música nenhuma (nesta emissão em particular, houve música no início e no final). Gostaria, eu própria, de poder dar a ouvir mais música no programa mas preferi dar voz a quem a faz (que, em muitos casos, tão poucas ocasiões tem para falar sobre o seu trabalho), passando apenas um pouquinho de música, convidando os ouvintes a prolongarem a audição adquirindo os discos disponíveis ou assistindo aos concertos.
São apenas 50 minutos semanais, numa estação - a Rádio Europa - cuja programação musical é predominantemente de jazz e que nada tem a ver com a Antena 2 - essa sim, uma estação de música clássica e com outras responsabilidades.
Quanto à música contemporânea, ela será sempre divulgada neste programa, em que cabe TODA a música erudita portuguesa (já por aqui passaram desde polifonistas de quinhentos aos compositores e intérpretes actualmente no activo). E, se me permite, deixe-me propor-lhe que tente ouvir mais música portuguesa feita actualmente: há tantos compositores, com linguagens e estilos tão diversificados, que talvez descubra agradáveis surpresas...
Oxalá se torne um ouvinte/leitor regular.