Na Outra Margem 01/12/10


No centenário do seu nascimento, Jorge Croner de Vasconcellos é evocado pela Biblioteca Nacional de Portugal, numa exposição comemorativa que reúne os seus manuscritos autógrafos ali depositados e várias fotografias e com um concerto no próximo sábado, 4 de Dezembro, às 16h, pelo Coro de Câmara de Lisboa. Ocasião para uma breve visita à BNP e uma conversa com a musicóloga Sílvia Sequeira, da Área de Música da instituição, mas também para ouvir as memórias e a opinião de Gil Miranda, musicólogo e professor, antigo aluno de Croner de Vasconcellos.

Na segunda parte do programa, falamos com os pianistas Bruno Belthoise e Christina Margotto, que acabaram de gravar os três primeiros cadernos das Melodias Rústicas Portuguesas, de Fernando Lopes-Graça, para edição em CD em 2011, e que, a partir de amanhã, 2 de Dezembro, com a oboísta Anne Chamussy, vão apresentar vários recitais (ver agenda) que incluem obras portuguesas, entre as quais duas transcrições de melodias de Croner de Vasconcellos.

Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, 1/12, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Sem comentários: