Na Outra Margem - os primeiros

  • Para trás, ficaram 4 programas. A estreia foi a 4 de Outubro e festejou, com Olga Prats e o compositor Sérgio Azevedo, os 55 anos de carreira da pianista. Sobre a mesa estiveram o livro "Olga Prats - Um Piano Singular" (ed. Bizâncio), a evocação de vários dos compositores que Olga tem tocado e a antecipação de duas peças de S. Azevedo, interpretadas pela pianista no seu novo CD (com o mesmo nome do livro), quase a ser publicado (ed. Trem Azul).
  • Nas semanas seguintes, os dois programas da Gulbenkian dedicados à Nova Música Portuguesa para Piano e Orquestra deram o tópico para as emissões Na Outra Margem; dia 18, a compositora Isabel Soveral apresentou a sua obra em estreia mundial, "Paradeisoi", e os pianistas António Rosado e Miguel Borges Coelho levantaram a ponta do véu sobre o "Concerto para 2 pianos", de Sérgio Azevedo, que deu a ouvir um excerto da obra - e iniciou-se uma visita aos laureados do Prémio Jovens Músicos 2007, com o oboísta Samuel Bastos;
  • e no dia 25, o passeio decorreu na companhia do compositor João Pedro Oliveira e da pianista Ana Telles, a propósito da estreia mundial de "Abyssus ascendens ad aeternum splendorem" - mas focou-se também o recital de Pedro Carneiro com o Quarteto Arditti, nesse fim-de-semana na Universidade de Aveiro e no CCB, e o compositor Rui Penha falou sobre a sua obra em estreia absoluta "Perspective". Na segunda visita aos laureados do Prémio Jovens Músicos, encontrou-se o Quarteto Artzen.

Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 19h05, sábado, 11h05, em 90.4 fm ou em http://www.jazza-memuito.blogs.sapo.pt/ .

Sem comentários: