Mário Moreau considera que foi a maior cantora lírica do século XVIII. Luísa Todi, no seu tempo idolatrada por toda a Europa mas quase ignorada em Portugal, é hoje um nome que subsiste mas muitos desconhecem quem foi ou a dimensão da sua arte. A publicação, pelos Músicos do Tejo, do CD "As Árias de Luísa Todi" (com apresentação em concerto a 13/11, às 21h30, no Teatro Municipal de Almada), é o ponto de partida para um mergulho na memória desta mulher extraordinária, numa conversa com Marta Araújo e Marcos Magalhães, directores artísticos do grupo, e Moreau, antigo director do Teatro Nacional de São Carlos e investigador que se debruçou sobre a cantora em dois livros. Pelo meio, a opinião da soprano Joana Seara, que neste CD deu voz às árias que a Todi cantou.
Para ouvir nesta 4ª feira, 10/11, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.
Na próxima semana, Christopher Bochmann festeja os seus sessenta anos e trinta de permanência em Portugal - repartidos por uma intensa actividade enquanto professor (inicialmente no Instituto Gregoriano, depois no Conservatório Nacional, na Escola Superior de Música de Lisboa, de que foi director, e presentemente na Universidade de Évora, onde dirige o a Escola de Artes e o Departamento de Música), maestro (titular da Orquestra Sinfónica Juvenil, que dirige em concerto no próximo sábado, na Igreja de São Roque, e convidado do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, entre outros) e compositor (para si, a vertente mais importante e gratificante da sua actividade musical). Tópicos para uma conversa em que se fala também dos novos projectos e dos dois concertos comemorativos desta dupla efeméride: no dia 8, às 19 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, pelo GMCL, e no dia 9, 21h, no átrio do Teatro Nacional de São Carlos, pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
E é ao São Carlos que rumamos, na abertura do programa, no dia em que se estreia a nova produção de "Cavaleria Rusticana", em versão de concerto dirigida pelo seu novo director artístico, o maestro Martin André, com quem vamos falar, em traços gerais, sobre os desafios e os projectos que traçou para o nosso teatro de ópera, logo a partir da sua primeira temporada.
Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm e a partir de 5ª feira em podcast.
Nas vésperas de um novo concerto (no dia 30) no Centro Cultural de Belém, onde se mantém como Orquestra em Residência durante mais uma temporada, e com três anos de existência que tiveram como corolário o convite para darem o concerto inaugural no prestigiado City of London Festival, no passado 21 de Junho, a Orquestra de Câmara Portuguesa não pára de surpreender: pela crescente qualidade das suas actuações, pelas diversas iniciativas com que contribui para cimentar a carreira de jovens músicos (entre as quais a OCPZero, para a qual decorrerão audições no próximo domingo, 31) e para fazer da arte musical uma prática solidária e de cidadania. Pedro Carneiro, fundador e director artístico da OCP, está esta semana Na Outra Margem para falar sobre a odisseia que representa desenvolver um projecto tão dinâmico com tão escassos meios.
Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.
Em 2009, conquistaram o Prémio Jovens Músicos na categoria de Música de Câmara. Como resultado, vários concertos em festivais de música ao longo deste ano e a gravação e edição de um CD, oferecida pela Fundação GDA-Direitos dos Artistas. O Quarteto Blanc e o presidente daquela instituição, Pedro Wallenstein, estão esta semana Na Outra Margem, para uma conversa sobre todo o trajecto que levou este jovem ensemble a iniciar o trilho em que está a ter tão bons resultados e sobre as questões fundamentais nas quais incide a acção da GDA em prol dos direitos do artista.
Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 904.fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.
Dois pianistas, dois trajectos diferentes na música portuguesa. João Rosa publicou, em 2009, um CD com obras de três compositores algarvios - Joaquim Galvão, Cristóvão Silva e Tiago Cutileiro -, que apresenta em recital, em que participa a flautista Maria João Cerol, nesta quarta-feira, no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. João Vasco lançou, no passado domingo, o seu primeiro CD, "Além Fado", uma incursão intimista neste género musical, com a cumplicidade de compositores da clássica ou do jazz que assinaram os arranjos.
Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, 13/10, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.
Nos setenta anos de Jorge Peixinho, o CESEM organiza, na Culturgest, nos dias 8 e 9 de Outubro, o simpósio internacional "Jorge Peixinho - Mémoires... Miroirs", com a participação de intérpretes, compositores, musicólogos. Um contributo para uma abordagem e estudo amplos da sua obra e do seu pensamento, que vai incluir o lançamento do livro "Jorge Peixinho - Escritos e Entrevistas" (ed. Casa da Música - CESEM), o primeiro com textos do compositor, originalmente publicados na imprensa. Paulo de Assis, pianista, coordenador do livro e co-organizador do simpósio, e Cristina Delgado Teixeira, musicóloga que realizou o Mestrado sobre Peixinho, estão em estúdio para uma conversa em que intervêm também Mário Vieira de Carvalho, que irá proferir a conferência inaugural do simpósio, e o pianista Francisco Monteiro, que está a desenvolver a edição crítica da música de câmara do compositor.
Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, 06/10, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.