Na Outra Margem 23/12/09

A disponibilização, pela etiqueta Naxos (distr. CNM), de um volume com 6 CDs que reúnem a integral das sinfonias de Joly Braga Santos e várias outras obras para orquestra do compositor, em interpretações de Álvaro Cassuto à frente de várias orquestras (entre as quais a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra do Algarve), é o pretexto para uma conversa com o maestro, que em 2009 celebrou 50 anos de carreira e foi condecorado pelo Presidente da República. Sobre a mesa, a música de Joly, a sua importância no sinfonismo português, a sua permeabilidade às novas estéticas musicais a partir do final dos anos 50 do século passado, o imenso trabalho que implica tocar e gravar as suas obras devido à inexistência de partituras, mas também os novos desafios de Álvaro Cassuto com a gravação de mais música portuguesa para a Naxos.

Para ouvir Na Outra Margem, 4ª feira, 23/12, às 18h05, em 90.4 fm e em http://www.radioeuropa.fm/, e a partir de 6ª feira em http://www.naoutramargem3.podomatic.com/.

Na Outra Margem 16/12/09

No intervalo de poucas semanas, dois novos CDs com obras de Marcos Portugal, dois oásis num deserto editorial contrastante com a extensa e importante produção do mais célebre e internacional dos compositores portugueses. Primeiro, as "Matinas do Natal", interpretadas pelo Ensemble Turicum (ed. Paraty), agora, a "Missa Grande", pelo Coro de Câmara de Lisboa e solistas (ed. Numérica). Antes ainda, em Outubro, na Gulbenkian, tinha sido a estreia moderna de "La Zaira". Três pretextos para dedicar uma emissão a Marcos Portugal, com três especialistas: Bárbara Villalobos, musicóloga que transcreveu a partitura daquela ópera e abordou, na sua tese de mestrado, a obra dramática do compositor; António Jorge Marques, elemento do CCL e musicólogo cuja tese de doutoramento se baseou na música religiosa de Marcos Portugal; e Luiz Alves da Silva, co-director artístico do Ensemble Turicum.

Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Na Outra Margem 09/12/09

No meio de um intenso trajecto como percussionista, dividido entre o Drumming - Grupo de Percussão, a Oficina Musical e, ocasionalmente, o Remix Ensemble, Nuno Aroso tem vindo a desenvolver paralelamente um percurso a solo rigoroso e conceptual, de que o primeiro passo é o CD "Technicolor", publicado em Julho deste ano. Na Outra Margem, falamos sobre este trabalho desenvolvido em torno de memórias e da ideia do cinema, com improvisações e com obras encomendadas aos compositores Luís Tinoco, Luís Antunes Pena, Mário Laginha, Eduardo Patriarca e Amanda Cole.
Espreitamos também os concertos marcados para dias 18 e 19, na Aula Magna, da Lisbon Film Orchestra - uma formação, dirigida pelo maestro Nuno Sá, que envolve actualmente 84 músicos e que, através de um repertório de música de filmes, pretende conquistar novos públicos para os concertos orquestrais.
Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em http://www.radioeuropa.fm/, e a partir de 5ª feira, em podcast.

Na Outra Margem 02/12/09

Depois de um silêncio de cerca de cinco anos, após a sua saída dos comandos da Orquestra Metropolitana de Lisboa e o grave acidente de viação que sofreu, o maestro Miguel Graça Moura regressa com uma autobiografia romanceada, "O Prazer - Memórias Desarrumadas" (ed. Verso da Kapa). Ao longo de uma narrativa recheada de erotismo, faz desfilar histórias, factos, conceitos, opiniões - sobre música, arte, filosofia, vida - e percorre os seus trilhos na vida musical portuguesa, na qual foi um importante agente de transformação, nomeadamente pela criação da estrutura articulada (pedagógica-artística) da Metropolitana. Razão para uma desenvolta conversa Na Outra Margem.

Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.