skip to main |
skip to sidebar
Vencedor da recente segunda edição do concurso Ópera em Criação, que lhe garantiu a encomenda de uma ópera, o jovem compositor Hugo Ribeiro teve honras de abertura, no dia 25 de Abril, do Festival Internacional de Música do Algarve, pela mão da Camerata Senza Misura. Dois dos pontos para uma conversa Na Outra Margem, em que se vai também conhecer o novo espectáculo do soprano Catarina Molder, "Memória dos Anjos", um "recital cénico com cabaret, ópera e fado", no Lux entre 13 e 20 de Maio. Espreita-se ainda o próximo concerto comentado na Culturgest: José Machado, director artístico do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, antevê o programa que vão apresentar, sob a direcção do maestro João Paulo Santos.
2008 está a ser um ano particularmente produtivo para António Pinho Vargas. Um CD de obras para orquestra e grande ensemble acabado de publicar pela Casa da Música, dois outros a caminho, com a integral da sua obra jazzística interpretada em piano solo por ele próprio, várias obras em estreia ao longo dos próximos meses, um livro com cinco conferências sobre a história da música do século XX, que a Culturgest irá em breve publicar, a co-autoria do evento "Música Portuguesa Hoje", em Julho no CCB, e o regresso aos concertos jazz em duo com o saxofonista José Nogueira. Matéria-prima para muitas conversas - e por isso a desta semana, Na Outra Margem, circunscreve-se sobretudo ao novo CD e espraia-se ainda um pouco por algumas reflexões sobre a condição da música portuguesa na actualidade.
Osvaldo Ferreira
Com a Primavera, começam os festivais internacionais de música. No dia 25, o do Algarve, que este ano celebra a sua 30ª edição, com uma programação abrangente que inclui também espectáculos de dança. O director artístico, o maestro Osvaldo Ferreira, vai estar Na Outra Margem para falar sobre o programa e sobre as especificidades deste festival. Um outro, o "Primavera Musical", de Castelo Branco, dirigido por Carlos Semedo, arranca a 29, também com uma agenda plural, em que, além da música erudita, constam o jazz e sessões de cinema.
Duas rotas seguidas esta semana "Na Outra Margem", 5ª feira,17, às 19h05, sábado, 19, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.
Foto: Leonardo Negrão
Os Dias da Música regressam a Belém. Entre 18 e 20 de Abril, a música frui-se em conjunto e em boa companhia, com grandes intérpretes que vão dar a ouvir obras de referência e outras menos conhecidas, desde a música antiga à contemporânea, passando pelo jazz e pela música improvisada. António Mega Ferreira, presidente do CCB, vai estar Na Outra Margem para falar sobre a programação. Pelo meio, Olga Prats e Filipe Pinto-Ribeiro, dois dos muitos intérpretes portugueses do excelente elenco, falam sobre os concertos que vão dar.