Na Outra Margem 15/06/11

O último trajecto Na Outra Margem na Rádio Europa Lisboa antecipa a ópera A Rainha Louca, que se estreia no Pequeno Auditório do CCB a 8 de Julho, numa co-produção com o Festival de Almada. Segunda parte da Trilogia da Loucura, de Alexandre Delgado, adapta uma peça de Miguel Rovisco sobre D. Maria I e é levada à cena em três récitas, com encenação de Joaquim Benite. A antecipar esta produção, vamos assistir a um ensaio e falar com o compositor, que assegura também a direcção musical, à frente da OrchestrUtópica, e com Ana Ester NevesMaria Luísa de Freitas, duas das intérpretes, ao lado de Ana Paula Russo, Teresa Cardoso de Meneses e Nilma Santos. Para além desta sua ópera, Alexandre Delgado tem em mãos a direcção artística do Cistermúsica, Festival de Música de Alcobaça, que decorre até 31 de Julho.
Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Na Outra Margem 08/06/11


Tem uma das obras musicais mais interessantes do século XX português. Foi compositor, pianista, professor e crítico de música, antes de enveredar pela carreira diplomática. No entanto, Victor Macedo Pinto, aluno de Fernando Lopes-Graça e de Cláudio Carneyro, permanece quase desconhecido mesmo dentro do meio musical. A recente edição, pela Numérica, de um CD monográfico, com um ciclo de canções, alguma da sua música para piano solo e uma missa, a par da edição em partitura, pela AvA, de parte da sua obra, trazem ao de cima o nome do compositor portuense, desaparecido em 1964, aos 47 anos. João Pedro Mendes dos Santos, que tem reunido e organizado o espólio do compositor e, com José Lourenço, da AvA, produziu o CD, o pianista José Manuel Brandão, um dos intérpretes, e o compositor Sérgio Azevedo estão Na Outra Margem para uma conversa à descoberta de Victor Macedo Pinto.
Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Na Outra Margem 01/06/11

Música para teatro, sinfónica, ópera, de câmara, para bandas e para o universo infantil: Jorge Salgueiro escreve em vários géneros e tem um catálogo extenso, em que se inclui a sua sétima ópera, Deu-la-Deu, com a primeira apresentação integral marcada para 11 de Agosto, em Monção, e a música para a produção de O Bando "Pedro e Inês", que se estreia a 9 de Junho no Pequeno Auditório do CCB. O compositor fala sobre a sua música, a importância do palco, os novos projectos e o prazer de trabalhar com criadores de outras áreas.
Prestes a sair está o novo CD de Bruno Monteiro e João Paulo Santos, com as sonatas para violino e piano de Óscar da Silva e Armando José Fernandes (ed. Movieplay). O violinista fala sobre as obras e esta sua primeira gravação de repertório português.
Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, 1/06, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.