Na Outra Margem 24/03/10

Na Primavera de 1970, Jorge Peixinho criou o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Quarenta anos depois, o colectiva festeja a efeméride mas também os setenta anos do nascimento do seu fundador e os oitenta de Clotilde Rosa, desde a génese ligada ao grupo. Vai ser num concerto a 31 de Março, no Pequeno Auditório do CCB, em que participam alguns dos elementos fundadores e quatro dos maestros que desde 1995 têm colaborado com o GMCL - e em que vão ser tocadas obras históricas mas também estreada uma nova encomenda ao compositor João Madureira. Esta semana, Na Outra Margem, uma viagem pelo tempo, guiada por Clotilde Rosa e José Machado, director artístico do grupo, com depoimentos de Madureira e Christopher Bochmann, desde as origens até ao novo CD, monográfico de Peixinho, que irá ser apresentado num colóquio que antecederá o concerto.

Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Na Outra Margem 17/03/10

Acabado de sair no mercado internacional, o CD "Spiral of Light - Portuguese Music for Strings and Marimba" (ed. EtCetera) é o corolário de um trabalho que nos últimos 3 anos levou Pedro Carneiro e o Arditti Quartet a encomendar e interpretar obras a compositores portugueses: Clotilde Rosa, João Pedro Oliveira, João Rafael, Luís Tinoco, Patrícia Almeida, Rui Penha e o próprio Pedro Carneiro. O percussionista e maestro está Na Outra Margem para falar sobre o desafio que para si representa este quinteto e sobre música portuguesa - mas também sobre o seu trabalho como compositor e a música que escreveu para "Rei Édipo", pelos Artistas Unidos (em cena do Dona Maria II até dia 28), sobre os seus próximos CDs e concertos como solista, sobre a Orquestra de Câmara Portuguesa (que criou há 3 anos e que irá estrear-se na cena internacional com o concerto inaugural do City of London Festival, em Junho) e sobre as dificuldades de exercer actividade artística em Portugal.
Para ouvir esta 4ª feira, às 18h05, em 90.4 rm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Na Outra Margem 10/03/10

Na semana em que celebra 10 anos de existência formal, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras ocupa-nos a atenção Na Outra Margem. Nikolay Lalov, o seu fundador, director artístico e maestro, fala sobre a génese e o historial desta formação, que tem apostado na fidelização de públicos pela qualidade dos seus concertos, em programas diversificados que incluem música de câmara, na divulgação de repertório português e incentivo a compositores contemporâneos e na contratação efectiva de músicos. Fala-se também do projecto gémeo da OCCO, o Conservatório de Música de Cascais, criado há dois anos e instalado no mesmo edifício da orquestra, e do concerto comemorativo do décimo aniversário, que tem lugar nesta 6ª feira, no Centro Cultural de Cascais.
Para ouvir esta 4ª feira, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.

Na Outra Margem 03/03/10

Uma semana antes da primeira edição do "Peças Frescas" de 2010, que irá realizar-se no próximo dia 10, às 19h00, no Grande Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, os holofotes do Na Outra Margem incidem sobre sete dos oito alunos do Curso de Composição da ESML que irão ter obras suas interpretadas por colegas dos cursos de instrumento. Iremos conhecer um pouco das ideias e dos percursos iniciais de Gustavo Cruz, Nuno da Rocha, Tiago Cabrita, Carlos Filipe Cruz, André Miranda, Mário Chan e Francisco Tavares, numa conversa em que vem também à baila a necessidade de, cada vez mais, os compositores tomarem a iniciativa de organizar concertos para dar a conhecer o seu trabalho ao público e consolidar a sua actividade.
Para ouvir esta 4ª feira , às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.