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Concluída a edição de 2009, o Prémio Jovens Músicos, organizado pela Antena 2, avança para a do próximo ano. A meio caminho, recapitulamos os resultados mais recentes, ouvindo o clarinetista João Moreira, este ano distinguido com o Prémio Silva Pereira, numa conversa em que intervêm o director do certame, o compositor e professor Luís Tinoco, Hélder Alves e Cândido Fernandes, do duo Xasonaip, premiado em 2008 e que actuou no Concerto dos Laureados, no passado 1 de Outubro, quando foi apresentado o seu CD de estreia, resultante do Prémio.
Breve nota ainda para o concerto da OrchestrUtópica esta 5ª feira, na Culturgest, concebido por Luís Tinoco, com um programa que contrapõe a sua obra em estreia "Spam" com obras de compositores americanos, entre os quais John Adams e Frank Zappa.
Para ouvir Na Outra Margem, esta 4ª feira, 28/10, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.
O recente retomar das rédeas da Orquestra do Algarve por Osvaldo Ferreira, agora enquanto Director Artístico além de Maestro Titular, dá o mote para uma conversa sobre a programação para a presente temporada mas também sobre a actual situação daquela formação, que tem conseguido manter um nível qualitativo elevado apesar das dificuldades financeiras e problemas internos que nos últimos anos têm minado o organismo. Daí, é só um passo até se falar das graves carências com que se debatem as estruturas regionais, nomeadamente as orquestras, devidas à falta de apoios do Estado, mas também das dificuldades dos jovens músicos e maestros para singrar numa carreira internacional e até mesmo em Portugal.
Na véspera da sua estreia com a Orquestra Gulbenkian, recolhe-se ainda impressões de Pedro Gomes, o pianista de 18 anos que, depois do seu recital na Casa da Música, vem ao Grande Auditório da Fundação interpretar o Concerto nº 1 de Prokofiev.
No intervalo de uma semana, duas obras marcantes da música portuguesa de há pouco mais de dois séculos são objecto de estreia moderna em Lisboa: a de "L'Angelica", serenata de João de Sousa Carvalho, partiu do trabalho académico de Pedro Castro, que estudou e editou o manuscrito da obra, guardado no Palácio da Ajuda, e concretiza-se agora num conjunto de cinco récitas (as duas primeiras, nos próximos dias 20 e 21, na Escola Superior de Música de Lisboa, seguindo-se Aveiro, Famalicão e Loulé), em que o oboísta dirige o seu Concerto Campestre e o Quarteto Arabesco, com um excelente naipe de cantores. Na Outra Margem, Pedro Castro e Lúcio Studer, violetista do quarteto, falam sobre todo o trabalho de construção desta produção, sobre a obra, o compositor e o contexto em que a sua música se insere.
Já nesta quinta-feira, tem lugar na Gulbenkian a primeira audição moderna de "La Zaira", de Marcos Portugal, outro trabalho de fôlego ao qual deitou mãos o maestro Jorge Matta, na direcção musical, que fala com entusiasmo desta obra do mais importante compositor português do século XIX.
O Fórum Musicológico "O Património Musical em Portugal - Inventariação, Projectos, Urgências", que decorre esta sexta e sábado no Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, inserido na programação da 2ª Temporada de Música Antiga Conde de Oeiras, promete ser um espaço de confluência onde se vai conhecer muitos trabalhos em curso nesta área - e serve de ponto de partida para uma conversa com dois dos musicólogos envolvidos no evento, os também organistas João Paulo Janeiro e David Cranmer, sobre o estado actual das coisas nesta matéria, tão sensível e desprezada, que é o nosso património musical. Se nas últimas décadas muito tem sido feito, o que está ainda por encontrar, inventariar e tratar é imenso - e pelo meio surge a referência a episódios rocambolescos, como as partituras de Frei Manuel Cardoso que foram encontradas a servir de resguardo a condutas de vento de um órgão, um órgão histórico usado como louceiro e as célebres Cantigas de Dom Dinis que só sobreviveram porque o seu pergaminho estava a servir de capa a um livro, numa biblioteca.
Para ouvir Na Outra Margem esta 4ª feira, 07/10, às 18h05, em 90.4 fm ou em www.radioeuropa.fm, e a partir de 5ª feira em podcast.