Na Outra Margem 3 e 5/4


Em 2008, António Rosado assinala 30 anos de carreira e é distinguido pelo Estado Francês como Chevalier des Arts et des Lettres. No Museu Colecção Berardo, decorre um ciclo de 5 recitais, organizado em conjunto com a Universidade de Évora, em que o pianista percorre, todos os meses até Julho, a solo ou com músicos convidados, alguns dos compositores que mais tem interpretado. De fora, ficam os portugueses - apesar de António Rosado ter gravado 4 CDs com obras de Fernando Lopes-Graça, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco e Armando José Fernandes e de, com frequência, incluir nos seus concertos obras destes e doutros compositores nacionais.

Pontos principais de uma conversa Na Outra Margem, 5ª feira, 3/4, às 19h05, e sábado, 5/4, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Na Outra Margem 27 e 29/3


2008 é ano de residência do compositor Luís Cardoso na Casa da Música: três obras encomendadas vão ter apresentação ao longo do ano, pela Orquestra Nacional do Porto, pelo Remix Ensemble e pelo Quarteto Artzen. A primeira, "Interlúdio 1", tem estreia marcada, pela ONP dirigida por Takuo Yuasa, a 11 de Abril e é o ponto de partida para uma conversa com o compositor, em que se fala também sobre o cancelamento pelo São Luiz da encomenda da ópera "Tristão" (o prémio conquistado por Luís Cardoso quando venceu, em 2006, o 1º concurso "Ópera em Criação", cuja segunda edição decorre neste momento).
Num segundo trajecto, segue-se os trilhos do "Itinerário do Sal", a ópera electroacústica e multimedia que o Miso Ensemble traz de regresso a Lisboa, deixando para trás apresentações em países como a Alemanha, Canadá, China, França, Espanha, Inglaterra e Irlanda. Uma "reflexão sobre a criação e a loucura", levada agora à cena no Pequeno Auditório do CCB, a 28 e 29 de Março, e recriada em DVD. Tópico de uma conversa com Miguel Azguime, artesão e intérprete desta ópera.
Para fruir Na Outra Margem, 5ª feira, 27/3, às 19h05, sábado, 29/3, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Na Outra Margem 20 e 22/3


O recente CD do organista João Vaz (ed. Juventude Musical Portuguesa) no órgão construído por Dinarte Machado na Igreja de Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, é o pretexto para uma conversa com o intérprete e o mestre organeiro, em torno deste instrumento, o primeiro grande órgão de construção portuguesa em cerca de dois séculos.
Noutro percurso, a propósito dos concertos do Remix Ensemble com o seu novo programa, dias 29 e 30 na Casa da Música e na Gulbenkian, Pedro Amaral fala sobre "Spirales", obra incluída no único CD monográfico do compositor, publicado em 2007 e com distribuição em Portugal prevista para breve.
E há tempo também para vislumbrar, com o encenador Paulo Matos, as Óperas Curtas, a segunda edição do concurso Ópera em Criação que apresenta os trabalhos de 5 compositores (Rafael Fraga, Gonçalo Gato, Hugo Ribeiro, Luís Soldado e Manuel Durão) nos dias 25 e 26 no São Luiz.
Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 20/3, às 19h05, sábado, 22/3, às 11h05,
em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Na Outra Margem 13 e 15/3

foto: João Tuna
Eurico Carrapatoso, um dos mais prolíficos e reconhecidos compositores portugueses, vai ter uma nova obra estreada no dia 18, pela OrchestrUtópica e o Grupo Vocal Olisipo, com o barítono Armando Possante, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Encomendado pelo CCB, o seu segundo "Stabat Mater" foi concebido como um contraponto ao de Bocherini (que vai ser tocado no mesmo concerto pela orquestra barroca Divino Sospiro) e evoca as mães dolorosas das crianças mortas do Iraque. Um dos pontos para uma conversa, que passa também pela paisagem scalabitana do seu "Requiem à Memória de Passos Manuel", recentemente publicado em CD pela Numérica, e pela "reforma" do ensino artístico especializado (Eurico Carrapatoso é professor da Escola de Música do Conservatório Nacional). Como se fosse pouco, vai haver ainda exemplares do CD "Requiem..." para oferecer. Com isto, quem é que vai querer amêndoas, nesta Páscoa???
Para saborear Na Outra Margem, quinta-feira, 13/3, às 19h05, sábado, 15/3, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Na Outra Margem 6 e 8/3

Um programa de contrastes: de um lado, polifonias religiosas dos séculos XVI e XVII, em dois novos CDs do Coro Gulbenkian (ed. Portugaler), ambos primeiras gravações mundiais, um com motetos de Pero de Gamboa e a Missa de defuntos de Lourenço Ribeiro, o outro com vilancicos negros. Os musicólogos João Pedro de Alvarenga e Jorge Matta, director artístico do coro, falam sobre estas obras, os compositores e a sua importância no contexto da polifonia portuguesa.
Do outro lado, visita-se a 4ª edição dos Dias de Música Electroacústica, que se realiza no Conservatório de Música de Seia entre 17 e 29 deste mês. Jaime Reis, compositor e director deste festival, apresenta a programação, enquanto Eduardo Patriarca, um dos compositores que vão realizar workshops, fala sobre a sua obra "Lux in Tenebrae (The Mercy Seat)", que vai ser tocada no evento em estreia mundial pelo percussionista Nuno Aroso.
Na ordem do dia continua também o ensino artístico especializado: sobre a mesa, o depoimento de Rui Paiva, organista, director da Academia de Música de Santa Cecília, professor na Escola de Música do Conservatório Nacional e um dos participantes numa mesa redonda sobre a reforma do ensino especializado da música que se realiza naquela instituição na próxima 2ª feira, 10. No cimo do bolo, um passatempo com oferta de bilhetes para a ópera "Orfeo ed Euridice", no Teatro da Trindade.
Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 6/3, às 19h05, e sábado, 8/3, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.