Na Outra Margem 28/2 e 1/3

No próximo fim-de-semana, o Remix Ensemble estreia um programa com obras encomendadas pela Casa da Música a quatro compositores, inspiradas no universo da cultura rock, em particular em dois ícones: os Velvet Underground e os Pink Floyd. Primeiro na Casa da Música, no sábado, e no dia seguinte no Grande Auditório Gulbenkian, "Pink Velvet Bad Trip" oferece composições de David Horn, Fausto Romitelli, Wolfgang Mitterer e Vítor Rua, que vai estar Na Outra Margem para falar sobre o seu trabalho e as fronteiras entre a música contemporânea erudita e a não erudita.
Espreita-se também uma nova incursão na ópera de Gluck "Orfeo ed Euridice", com libreto de José Luís Peixoto e encenação de Miguel Moreira. Luís Pacheco Cunha, o director musical, fala sobre esta produção para todos os públicos, inserida no projecto "Grande Ópera para Gente Pequena" e com estreia marcada para o próximo dia 8 de Março, no Teatro da Trindade.

Além disso, continua-se a acompanhar o que se passa com a reforma do ensino artístico, com os depoimentos de Carlos Araújo Alves, gestor cultural e autor da petição "Defesa do Ensino Artístico em Portugal", e Paulo Ferrero, do Forum Cidadania Lisboa, que elaborou a petição "Salvem o Salão Nobre do Conservatório".

Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 28/2, às 19h05, sábado, 1/3, às 11h05, em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Na Outra Margem 21 e 23/2

O objectivo, diz a Ministra da Educação, é democratizar o ensino especializado da música. O resultado da reforma que pretende aplicar, respondem os músicos, deverá ser o oposto. Com muitas necessidades prementes por resolver, o ensino da música em Portugal enfrenta uma das mais sérias ameaças de sempre. Para explicar porquê, profissionais da música e pais de estudantes estão esta semana Na Outra Margem, no estúdio ou ao telefone: António Wagner Diniz e Ana Fleming (directores da Escola de Música do Conservatório Nacional e do Conservatório de Música de Aveiro, respectivamente), Ana Valente (professora na EMCN), Ana Loureiro e Hernâni Nabeiro (presidentes das associações de pais de alunos da EMCN e do Polo de Loures), referem sob que aspectos a implantação da obrigatoriedade do regime integrado e o eventual fim das aulas de iniciação no 1º ciclo irão afectar o ensino e a prática da música.
Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 21/2, às 19h05, sábado, 23/2, às 11h05,
em 90.4 fm ou em jazza-memuito.blogs.sapo.pt.

Sexta-feira 15

Na próxima semana, ocupar-nos-emos do assunto que está a mobilizar a comunidade da música em Portugal: a ameaça de extermínio da aprendizagem e prática musicais de elevada qualidade saída da algibeira do Ministério da Educação. Até lá, não podemos deixar de nos solidarizar com a causa: sexta-feira, o rumo é a Assembleia da República, às 3 da tarde.
A propósito: já assinou as duas petições em curso? Defesa do ensino artístico em Portugal e Contra o fim do ensino especializado da música em Portugal . Visite também as novas ligações sobre a matéria, aqui.

Na Outra Margem 14 e 16/2


É um dos mais reconhecidos compositores do barroco português: Francisco António de Almeida escreveu música litúrgica e algumas óperas, uma das quais, "La Spinalba ou o Velho Doido", vai ser objecto de uma nova interpretação: nos dias 22 e 23 deste mês, sobe ao palco do Pequeno Auditório do CCB, pelos Músicos do Tejo - uma formação dedicada à música antiga e criada por Marta Araújo e Marcos Magalhães, que fala, Na Outra Margem, sobre esta ópera singular.
Um segundo trajecto segue os trilhos mais recentes do compositor Sérgio Azevedo, com algumas obras em estreia nos próximos meses, entre as quais a "Sinfonia para 9 Instrumentos de Sopro", que, também no dia 22, vai ser apresentada no Centro Cultural de Lagos pelo Noneto de Sopros da Orquestra do Algarve.
Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 14/2, às 19h05, sábado, 16/2, às 11h05,

Na Outra Margem 7 e 9/2

Retrato de Guilhermina Suggia por Augustus John
Guilhermina Suggia. O festival com o seu nome que a Casa da Música realiza, pelo segundo ano consecutivo, entre 22 e 24 deste mês, dá o pretexto - como se ele fosse preciso! - para um trajecto Na Outra Margem pela arte e pela memória da genial violoncelista, guiado por Virgílio Marques, presidente da Associação Guilhermina Suggia e responsável pelo blogue Suggia, e por um dos maiores nomes do violoncelo português, Irene Lima. Pelo meio, o testemunho de Maria Beires, que foi aluna e amiga de Suggia, e os destaques da programação do Festival Suggia, pelo director da Casa da Música, Pedro Burmester. E há também, para oferecer, exemplares de "Guilhermina", a biografia ficcionada que o escritor Mário Cláudio construíu em torno da violoncelista (ed. Dom Quixote).
Para ouvir Na Outra Margem, 5ª feira, 7/2, às 19h05, e sábado, 9/2, às 11h05,
em 90.4 fm ou em
jazza-memuito.blogs.sapo.pt.
Após a conclusão do programa, recebemos informação da Câmara Municipal do Porto sobre a situação do violoncelo Montagnana, que poderá ser consultada aqui: